Palhoça lança programa em que famílias acolhem crianças e adolescentes em situação de risco

O serviço oferecerá apoio psicossocial para todos envolvidos no processo, por meio de uma equipe técnica.

A partir do dia 1° de março, o município de Palhoça passa a contar com um novo modelo de atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco, afastados da família por decisão judicial e medida de proteção. O programa chamado de Família Acolhedora Bem-Me-Quer, é um dos serviços de proteção especial do Sistema Único de Assistência Social – SUAS – em que os menores, em vez de serem encaminhados para abrigos institucionais, vão para residência de famílias cadastradas, que cuidam da criança ou adolescente até que seja possível o retorno à família de origem ou adoção.

O serviço funciona como uma adoção temporária, as famílias acolhedoras ficam responsáveis pelas crianças em todo período que o processo legal tramita. Com a iniciativa, esses menores podem desfrutar do direito a convivência familiar, conforme estabelece o artigo 19 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Um dos pré-requisitos do programa é que a família não tenha intenção de adotar e não esteja inscrita no cadastro de adoção. A ideia é justamente que os cuidadores fiquem cientes de que passado o prazo, terão que se desligar da criança.

O tempo varia de acordo com a decisão judicial, mas em Palhoça, a legislação prevê que o acolhimento seja no máximo de dois anos para a mesma criança. Já a família que acolhe pode participar do programa mais de uma vez.

Como ser uma família acolhedora

Para ser uma família acolhedora é necessário que o responsável seja maior de 24 anos e morador do município há pelo menos dois anos. Antes da aprovação, além da capacitação e avaliação criteriosa, é feita uma visita na casa e entrevista com cada morador. Para auxiliar no processo a família recebe ajuda de custo do município.

Para se cadastrar no serviço, os interessados devem dirigir-se a sede do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora Bem-Me-Quer, localizada na Secretaria de Assistência Social na Av. Barão do Rio Branco, 235, centro de Palhoça. Para mais informações acesse o site do serviço www.bemmequerpalhoca.wordpress.com ou pelo telefone (48) 3242-3202.

Serviço:

Local: Centro de Convivência do Idoso, situado à Rua Padre João Batista Réus, s/n – Caminho Novo.
Horário: 14 horas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s